Você está aqui: Página Inicial > História

História

Rio Quente - GO

Fundação: 1988

Aniversário: 11 de maio

Gentílico: rio-quentense

População: 4.371 habitantes

Área: 243,488 km²

As fontes de águas termais do município de Rio Quente foram descobertas por Bartolomeu Bueno da Silva (Filho), em 1722 e recebeu o nome de Caldas Velhas. A Cidade de Rio Quente emancipada em 1.988 situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 23 C, oferecendo ao visitante excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.

O Município de Rio Quente, que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo e do rico interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas.

Embora de pequena dimensão territorial o município tem uma boa agricultura, com cultivo de milho, soja e arroz e pratica a pecuária de leite. No entanto sua fonte de recursos está no complexo turístico Pousada do Rio Quente Resorts, de renome Nacional. Uma das atrações da Pousada está na constante renovação de toda a água das piscinas devido ao grande volume que brota de suas principais fontes termais.

O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando assim, uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas. Possui ainda, Centro de Convenções para sediar eventos nacionais e internacionais, como: convenções, congressos e seminários.

No Bairro Esplanada, por onde passa o Ribeirão de águas quentes, encontra-se os Hotéis Recanto das Águas Quentes, os Chalet’s Vivendas das Thermas, o Condomínio Stay House unidades I e II e os Campings Esplanada e Rio Quente com estrutura completa para receberem seus visitantes.

Gentílico: rio-quentense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio Quente, pela lei estadual nº 10506, de 11-05-1988, desmembrado de Caldas Novas. Sede no atual distritode Rio Quente, ex-povoado de Águas Quentes. A área de município é formada com ospovoados de Águas Quentes, Esperança e Esplanada. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Desenvolvido por